Introdução

Somos uma empresa de Consultoria em Finanças, Fiscalidade, Auditoria, Recursos Humanos Empresariais, Segurança Electrónica,

Gestão de Frota e Serviços e equipamento de combate ao incêndios,

Contamos com uma Equipa de Profissionais com fortes competências técnicas e com experiência na execução de Projectos, quer a nível nacional quer a nível internacional.

Missão

Encontro de soluções em Finanças e Gestão de Recursos Humanos Empresariais junto das Empresas, com o objectivo de potenciar o crescimento do Valor, através de Práticas e Princípios geralmente aceites, em Finanças e Gestão de Recursos Humanos Empresariais,

Procurando assim, a satisfação dos nossos Clientes e com Eles, a Nossa própria Satisfação.

Visão

Pretendemos ser uma Empresa de referência na Gestão Financeira, Contabilidade, Auditoria e de Recursos Humanos das Organizações, no aconselhamento e na execução de Projectos em Finanças e Gestão de Recursos Humanos Empresariais, apostando sempre na Excelência da nossa Equipa de Consultores, permitindo assim, maximizar o Valor Intrínseco das Organizações nossas Clientes.

 

Procuramos solucionar as necessidades específicas de cada Organização, promover a Produtividade, a melhoria dos processos produtivos, a solidez da posição competitiva, a Sustentabilidade e o Valor das Organizações nossas Clientes.

Tendo consciência que o sucesso das Organizações passa pelo nível de experiência e conhecimento da sua Equipa de Gestão e da sua capacidade de se posicionar num mundo cada vez mais Globalizante, procuramos adaptar as nossas competências a esta nova realidade das Organizações.

A nossa Equipa de Consultores, é constituída por diferentes profissionais, na área de economia e gestão, todos com forte maturidade e experiência profissional, tendo elaborado estudos muito específicos em Finanças e Gestão de Recursos Humanos Empresariais.

A internacionalização passou a ser uma realidade, devido ao facto de existirem contactos bastante privilegiados e estreitos a nível internacional, o que nos tem permitido executar Projectos fora de Moçambique e em alguns casos temos participado em Equipas de Consultores de diferentes nacionalidades.

Avaliação de Empresas e Negócios

O valor da empresa depende de múltiplos factores, endógenos e exógenos, para se efectuar uma análise ao Valor da Empresa, devemos ter em consideração não só as varáveis internas, como o Volume de Negócios a Estrutura Capital, mas também a caracterização do Meio Envolvente.

valia uma Empresa tem, necessariamente passar pela análise da evolução histórica da sua “performance”, constituindo um suporte fundamental à elaboração de qualquer previsão, quer em termos de Valor, quer em termos de crescimento.

Maximização da Rendibilidade dos Accionistas (Sócios) e em Si, o objectivo principal da empresa, ou seja, é Fundamental a Maximização do Valor Económico Actual da Empresa.

A quantificação da Rendibilidade dos Accionistas, faz-se pela quantificação dos dividendos e mais-valias, a maximização do Lucro por acção, Rendibilidade do Activo e Rendibilidade dos Capitais Próprios, não garante a maximização da Rendibilidade dos Accionistas.

Os indicadores anteriormente referidos, têm subjacente o Lucro Contabilístico, pelo que somos confrontados por um conjunto de factores que justificam a razão para que os Lucros Contabilísticos não serem um indicador razoável para avaliar o Valor Actual da Empresa, designadamente:

Análise de Projectos e Investimentos

O sucesso das Empresas passa por decisões de investir ou desinvestir, apostar em novas Áreas de Negócios, Modernizar, Expandir ou Criar Alianças, Fusões ou Aquisições,

As Decisões em Investimento, Têm uma natureza Estratégica, e com Impacto no Valor da Empresa a Médio e Longo Prazo.

Em Análise de Projectos de Investimento, teremos de constituir critérios de selecção em recursos financeiros, humanos, materiais e tempo para a sua implementação,

As razões de um investimento, têm a ver com a captação de retornos aceitáveis para os accionistas, maximizando a sua riqueza. .

Os investimentos podem ser classificados como estratégicos com ligações fortes ou fracas, com as operações da Empresa, ou como sendo de natureza financeira,

Investir faz parte da vida das Empresas, da sua evolução ao meio envolvente.

Em Análise de Projectos de Investimento e no sentido de haver uma decisão sobre o Investimento,

Vamos ter a necessidade de avaliar o Retorno, Grau de Risco e Estrutura de Capitais Propícios,

E Capitais Alheios no sentido de procurar Financiamento ao Investimento ou eventualmente Novos Investidores

Pretendemos desenvolver, um conjunto de ferramentas, conceitos, técnicas avançadas na sua conceptualização,

ajudando na interpretação, na avaliação de uma nova “IDEIA DE NEGÓCIO”.

Na avaliação de Projectos de Investimento, definimos ao Parâmetros essenciais,

As despesas Globais dos Investimentos,a Rendibilidade, os Fluxos Financeiros,

O Custo do Capital, Fontes de Financiamento e Análise de Riscos.

Avaliação de Activos Tangíveis

As primeiras empresas mundiais com cotação admitida em bolsa de valores, cresceram numa época de forte industrialização em que a criação de valor por parte das operações das empresas, resultava sobretudo nas decisões em investimentos corpóreos.

Nos últimos cinquenta anos, as empresas começado a evidenciar que a sua geração de riqueza, também é resultado de recurso ao investimento em activos incorpóreos.

A definição mais ampla de um Activo Intangível é de que é um Activo que não podemos ver nem sentir, como sejam, as franquias, os direitos do autor, as marcas registadas, as patentes, bem como outros, que inclui a capacidade de gestão nas empresas, recursos humanos, o conhecimento tecnológico entre outros exemplos, em que muitos desses Activos Intangíveis não estão quantificados nas demonstrações financeiras das empresas.

Os Investimentos em Activos Intangíveis variam de empresa para empresa, mas esses Activos Intangíveis compartilham algumas características comuns, sendo que o primeiro é que as tradicionais regras de contabilidade levam à subestimação do seu valor, podendo mesmo ser ignorada a sua contabilização, pelo que o equilíbrio dessas empresas mostra pouca evidência do seu real valor.

A segunda característica é que existe uma parcela significativa dos valores de mercado dessas empresas, que advêm desses Activos Intangíveis, sendo que na Avaliação Financeira de Activos Intangíveis, o importante é mensurar e identificar os benefícios económicos futuros, o controlo e a propriedade desses mesmos Activos.

Existem evidências de que por exemplo, a marca pode por si só explicar mais de metade do valor em muitas empresas cotadas em bolsas de valores, pelo que, o não conhecimento do valor que esses Intangíveis Activos podem gerar para as empresas, distorce em muito as tradicionais medidas contabilísticas de rendibilidade.

Na Avaliação Financeira de Activos Intangíveis, o importante é mensurar e identificar os benefícios económicos futuros, o controlo e a propriedade desses mesmos Activos

Estudo Sobre Rendibilidade da Empresa

Não é muito usual na Consultoria em Finanças Empresariais, verificarmos uma procura específica em termos de Estudo sobre a Rendibilidade das Empresas.

Do nosso ponto de vista, esta variável é um dos principais temas por parte das Equipas de Gestão, dado que todas as decisões económicas influenciam o nível de rendibilidade de exploração, e como tal, as próprias decisões financeiras.

Por outro lado, lembramos que as próprias decisões económicas têm repercussão sobre a situação da Tesouraria, podendo-se acrescentar o facto de a maximização da rendibilidade das aplicações de fundos, também constitui um dos objectivos essenciais da Gestão Financeira.

Os nossos estudos centrar-se-ão nos principais aspectos ligados à rendibilidade de exploração (Resultados de exploração), global (resultados líquidos), e dos capitais próprios, em que abrangem normalmente o diagnóstico à rendibilidade social da empresa, rendibilidade dos titulares do capital social e rendibilidade de exploração e global da empresa.

Gestão da Tesouraria

A Gestão e o controlo da Liquidez são parâmetros críticos na Gestão Financeira de uma Empresa, podendo uma não adequada Gestão prejudicar a própria Rendibilidade da Empresa e o seu Valor.

A nossa Intervenção junto das Empresas, procedemos à análise da actual Gestão da Tesouraria, analisando obrigatoriamente cada um dos seguintes temas:

Procuramos junto dos nossos clientes orientar na Negociação com Entidades Bancárias, na opção de diferentes soluções financeiras, mais adequadas ao perfil de cada um dos clientes, no que respeita a Empréstimos Bancários a Curto Prazo, Desconto de Títulos, Leasing, Papel Comercial, e nas aplicações de Tesouraria de Curto Prazo quando se justifique.

Planeamento Financeiro a Médio e Longo Prazo

O estudo da situação financeira da empresa deve ter em consideração dois aspectos distintos mas interligados, ou seja, a Tesouraria e a Estrutura Financeira, sendo que o primeiro envolve essencialmente a gestão do capital circulante e da dívida a curto prazo e a análise dos fluxos financeiros de curto prazo.

O Equilíbrio Estrutural da Tesouraria está apenas salvaguardado quando os capitais permanentes reais se encontram ao nível dos capitais permanentes ideais ou adequados, em que a estrutura do capital da empresa envolve essencialmente a análise e a composição dos capitais permanentes (capitais próprios versus capitais alheios exigíveis a médio e longo prazo).

O Fundo de maneio necessário total é significativamente influenciado pela evolução temporal do fundo de maneio necessário de exploração, em que este estará muito dependente da natureza e sazonalidade da actividade da empresa, bem como, pela própria conjuntura sectorial e global.

Na situação em que os capitais permanentes reais estão num nível adequado, pode se afirmar que se encontram reunidas as condições desejadas para a minimização do risco financeiro e do custo do capital, factores que interagem significativamente com a autonomia financeira e com a sua própria evolução.

Fusões & Aquisições e Criação de Valor

Definindo o nível adequado de capitais permanentes, é fundamental encontrar a mais conveniente estruturação, o mesmo é dizer, procederemos à quantificação das parcelas dos capitais próprios e dos capitais alheios exigíveis a médio e longo prazo.

As Fusões e Aquisições são de forma geral controversas e apresentam alguma complexidade, podendo-se mesmo afirmar que não existe uma teoria completa e satisfatória para a sua análise

O Valor Actual Liquido da operação deve ser positivo, mas na prática muitas vezes se torna difícil a identificação e a quantificação dos benefícios das fusões e Aquisições, poderão existir umas condicionantes do ponto de vista legal, contabilístico e fiscal, que devemos ter presente pelo que se recomenda a constituição de equipas pluridisciplinares.

No que respeita à classificação de Fusões e Aquisições, apresentamos as seguintes:

As Fusões e Aquisições Horizontais abrangem empresas do mesmo ramo de actividade, as Fusões e Aquisições verticais ocorrem com empresas situadas a montante ou a jusante, por último, as Fusões e Aquisições em conglomerado ocorrem entre empresas de sectores de actividade distintos.

O processo de Fusão e Aquisição entre empresas só se justifica se a empresa absorvente, ou a empresa que resulta da Fusão conseguirem captarem vantagens competitivas adicionais face às empresas Concorrentes